terça-feira, 24 de maio de 2011

Estes São os Parametrops Juninos Atualizados no Seminario:


Esses parâmetros foram definidos ao longo do I Seminário de Cultura Popular e III Seminário de Cultura Caipira do Acre. Onde houve prévias nos grupos filiados a LIQUAJAC, e divididos em eixos, sobre cada quesito, com produtores culturais de diversas áreas artísticas, sendo registradas várias sugestões. Assim, sendo, votado e aprovado na Plenária Geral do I Seminário de Cultura Popular e III Seminário de Cultura Caipira do Acre. Sendo que houveram algumas modificações feita pelos coordenadores e membros fundadores na Assembléia de Revisão de texto.

1. Coreografia

v  A dança coletiva dos pares da quadrilha junina destacando a sincronia da finalização de um passo para inicio do outro contribuindo para a execução completa da coreografia;
v  O desenvolvimento com o comando do gritador/marcador, que indicará os passos a serem executados, caso aconteça alguma falha por parte do gritador, a quadrilha tera a liberdade de executar os passos;
v  Que as inovações na coreografia não descaracterizem a originalidade da cultura caipira dentro do enredo proposto;
v  Todas as quadrilhas Juninas devem ter no mínimo 10 (dez) passos tradicionais, sendo cinco passos obrigatórios e cinco passos opcionais desde a quadrilha tenha liberdade de inovação;
v  A má utilização dos acessórios dentro da coreografia (causando a quebra na evolução de passos);
v  Se, a execução dos passos, for perfeita;
v  A quadrilha deve mostrar criatividade e as diversidades dentro do enredo.
v  Cada quadrilha terá que dança no mínimo 15 minutos.
PARAGRAFO ÚNICO: Todos os grupos de quadrilha junina terão de realizar em suas apresentações os seguinte passos tradicionais:
§  Cumprimentar o publico
§  Grande roda
§  Despede do publico
§  Caminho do céu
§  Montanha russa

2. Harmonia e Conjunto

v  O conjunto da quadrilha (figurino, coreografia, dança e gritador) estando em sincronia, ritmo, evolução e organização dando um efeito geral de acordo com o enredo proposto levando em consideração a tradicionalidade;
v  Transmitir a emoção e estado de alegria, vivacidade e entusiasmo que se desenvolva durante a apresentação através do repertorio da simpatia dos brincantes e etc. atenção para não confundir animação com desordem;
v  Os noivos que apresentarem o casamento caipira, não precisa ser necessariamente os que estarão na dança;
v  O elenco que apresentarem o casamento caipira, não precisa ser necessariamente os que estarão na dança, desde que seja brincante do grupo.
v  A judtificativa deve estar de acordo com a nota e o avalioador deve justidficar cada decimo descontado;
PARAGRAFO ÚNICO: Fica expressamente proibido a contratação de grupos profissionais para atuarem no casamento caipira;

3 Figurino Caipira


v  A adequação do enredo proposto pelo grupo dentro da cultura caipira do estado do acre;
v  Conjunto de vestes utilizadas pelos interpretes (atores e figurantes), desde o gritador, casamento e dança que estejam de acordo com o enredo;
v  O enredo: traços tradicionais e traços contemporâneos (quando incorporados elementos atuais, que não agridam a tradicional idade);
v  O figurino terá que conter traços tradicionais e traços contemporâneos, incorporados elementos atuais e inovadores, que não agridam a tradicionalidade;
v  O traje e os adereços do figurino (chapéu, flor, laços, meias, sapatos e outros) devem estar preparados para o ritmo da apresentação tanto no casamento como na dança;
v  Poderá ser utilizado qualquer tipo de tecido, desde que seja observada a criatividade no conjunto do figurino de acordo com tradição caipira e o tema proposto;
v  O tecido liso (sem estampa) pode ser usado, desde que seja observada a criatividade no conjunto do figurino de acordo com tradição caipira;
v  A originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na confecção do figurino (de que forma é utilizado e não que tipo de material é usado);
v  Ter efeito visual com harmonia de cores na dança;
v  O figurino deve estar descrito no release da quadrilha;
v  O jurado de figurino deverá começar a avaliação do figurino ainda nos últimos minutos da concentração, (observar detalhes, aplicações e adereços do figurino).

4. Casamento Caipira

v  Desenvolvimento do texto em cena: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho analisando a originalidade, mantendo personagens e elementos tradicionais a cultura caipira;
v  A interpretação dos atores: ritmo, presença cênica, expressão vocal e corporal, triangulação - dialogo dos atores com o publico construção do personagem e suas ações;
v  Concepção cênica: equilíbrio das cenas, criatividade, direção dos atores conjunto de elementos apresentados na composição das cenas – objetos cênicos e cenários quando apresentados analisar a utilização desses elementos, sem atrapalhar a visibilidade do publico que assiste;
v  Originalidade dos personagens de acordo com o enredo, dentro das tradições caipiras;
v  Tempo estabelecido para a apresentação do casamento (Mínimo 12 minutos e Maximo 18 minutos);
v  Personagens fixos às tradições (mínimo de personagens tradicionais: Noivo, Noiva, um celebrante, um pai e uma mãe independente da distribuição familiar).

5. Originalidade

v  Se o tema é original, porém reforça as tradições;
v  Pesquisa e utilização de elementos do tema na apresentação geral da quadrilha: na dança, no figurino e no casamento;
v  Pesquisa, composição de cores, detalhes na roupa, originalidade nos materiais utilizados em sua confecção;
v  Releitura e utilização de passos que reforcem o caráter popular da dança, criatividade na execução e composição dos passos;
v  Se o grupo deixa claro o seu enredo proposto durante sua apresentação.

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